Por que as bruxas são feias?
...Quando banidas do convívio social, saiam com suas vestes do corpo e nada podiam levar... As roupas da época eram compostas de capa, vestidos longos, um camisolão que se usava como roupa-íntima, saiotes, um tipo de calçado feito com couro de animais e alguns objetos de cuidado pessoal. Saiam como estavam e iam para descampados ou em meio a florestas desabitadas. Não tinham como cuidar de cabelos, unhas, dentes e corpo... Aos poucos iam se adaptando e aprendendo com os animais a se cuidarem no possível e se alimentar do que podia encontrar no que o ambiente lhe oferecia. Sua panela para cozinhar alimentos, eram caldeirões velhos de ferro que as pessoas abandonavam por estarem velhos e algumas, eram feitas de pedra que com outra pedra e ferramentas que ela mesma fazia, iam raspando até chegar a uma profundidade útil aos seus objetivos. Sofriam dores com dentes e males comuns a falta de alimentos ou desgastes físicos e emocionais. Aprenderam a usar as plantas, raízes e folhas para se tratarem e até mesmo arrumar suas roupas que se rasgavam nos espinhos pontiagudos que encontravam nos caminhos por onde caçavam ou andavam em busca de alimentos e remédios. Não tinham como se proteger e nem mesmo adotar um cão para isso, pois eles latem, alardeando a chegada de estranhos e as expondo de seus esconderijos. Sua arma era a ponta fina de seu galho que usava como “vassoura” de capins altos e espinhos. Com o passar do tempo, suas roupas estão em farrapos e seus cabelos que por muitas vezes são cortados com uma faca feita de metal batido com pedras, viram um emaranhado de nós que é impossível desatar. Suas unhas são mantidas compridas para poder manusear plantas e alimentos e rançar raízes para comer. Devido a necessidade de olfato, seu nariz se desenvolve em curva para baixo como o dos animais e sua visão fica noturna e se ofusca a luz do dia que nunca pode ver para não ser vista...
Até suas orelhas se modificam para melhor audição e por falta de sol, ficam brancas e pálidas e suas rugas estriam com sujeiras que não podem ser removidas, marcando-as de forma acentuada, envelhecendo mais que a própria idade. Agem como “loucas” por não terem com quem falar e aceitando a condição de excluída, passam a praguejar usando a força do “âmago” para odiar e fazer acontecer. Capazes de trabalhar as plantas em alquimia descobrem venenos letais capazes de matar para se proteger e com isso, atrai os poderosos que as procuram em busca de suas poções “mágicas” para uso próprio de vingança bem como as poções de cura que eram consideradas bruxaria ou magia negra capazes de levantar um doente em fim de vida.
Por esta capacidade de bem e mau, ficavam vulneráveis e eram procuradas pelos caçadores de bruxas nas noites de lua cheia quando saiam para as suas necessidades.
Portanto, a aparência de BRUXA nada mais é que uma adaptação do corpo as condições do ambiente que se vive!
RITA HELENA
Nenhum comentário:
Postar um comentário